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5 dicas para dormir melhor

Segundo estudos realizados por especialistas do sono, nos Estados Unidos, dormir bem é um dos segredos para viver mais e melhor. No entanto, com a rotina atribulada do dia a dia e elevados níveis de estresse, nem todas as pessoas conseguem ter uma noite de sono tranquila. Mudar essa situação é essencial para a saúde e o bem-estar uma vez que, ao dormir melhor, o indivíduo evita uma série de prejuízos, como problemas de concentração, perda de memória, irritabilidade, entre outros.

E, embora seja uma missão cada vez mais complicada, alguns hábitos podem ser colocados em prática para garantir uma noite de sono longa, tranquila e revigorante. Confira cinco dicas para deitar a cabeça no travesseiro e acordar animado no dia seguinte.

Dicas para dormir melhor

1. Estabeleça uma rotina

Tente deitar todos os dias no mesmo horário. Pouco antes disso, deixe o celular de lado e desligue a TV. Os aparelhos eletrônicos são estimulantes e, por isso, podem deixá-lo mais desperto. Leia um livro ou faça algo relaxante. Manter esses hábitos vai treinar seu organismo. Assim, ele entenderá que chegou o momento de descansar.

2. Ajuste a temperatura do quarto

Em geral, ambientes mais frescos tendem a ser propícios para dormir melhor. Use, então, o ar condicionado ou ventilador para deixar o local mais fresco e confortável. Você pode optar também por diminuir a quantidade de cobertores e dormir com roupas leves.

3. Apague as luzes

A luz inibe a liberação de melatonina, que é o hormônio do sono. Portanto, apague as luzes da casa, feche as cortinas e se acomode para aguardar o sono chegar no escuro. Não vale somente fechar os olhos, porque a claridade pode ser percebida por baixo das pálpebras.

4. Evite substâncias estimulantes

Evite o consumo de café, bem como outras substâncias estimulantes, como álcool. Fumar também prejudica a qualidade do sono, devido à nicotina. Com relação à cafeína, estudos indicam que o ideal é evitá-la a partir de 14h. Xícara generosa de café, somente pela manhã, para despertar após um sono reparador.

5. Tenha uma vida ativa

Exercícios físicos também são ótimos aliados contra a insônia. Além de promoverem o bem-estar e saúde de forma geral, ajudam a liberar as tensões e relaxar, propiciando que você durma bem à noite.

Dormir bem não é somente uma questão de opção, mas sim de saúde. Quem tem insônia pode ter vários outros problemas secundários, inclusive depressão. Portanto, preze por uma boa qualidade do sono. Caso coloque essas dicas em prática e não consiga dormir melhor, não hesite em procurar um especialista. Descansar o corpo é primordial para ter uma vida produtiva e com disposição.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lajeado!

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